Pesquisar este blog

COMO FAZER PORTÃO DE ALUMÍNIO (de correr) COMPLETO

 

1ª PARTE
(EQUIPAMENTOS, PROCEDIMENTOS ENTRE OUTROS)

                   1 – Porque utilizar esquadrias de alumínio?

a-O alumínio é o material mais utilizado na fabricação de esquadrias em todo omundo por uma série de razões, entre as quais destacam:
b-O aspecto natural do alumínio é agradável à maioria das pessoas, que vêem nesse metal um material limpo, atraente e moderno, compatível com a arquitetura de nossos dias;
c-O alumínio apresenta natural resistência à corrosão, o que garante a longa vida útil para as esquadrias em grandes preocupações com conservação e manutenção
d-O alumínio pode receber tratamentos de superfície, como anodização e pintura eletrostática, que lhe podem conferir muitas cores, reforçam ainda mais a resistência à corrosão e propiciam aparência mais uniforme e agradável

2 – Esquadrias ou caixilharia?

Existem diferença entre caixilho e esquadria?
Sim. Existe uma série de diferenças especialmente no trato técnico com os termos “esquadria” e “caixilharia”.
Todo caixilho é uma esquadria, mas nem toda esquadria é um caixilho.
Esquadria
É a definição genérica de todaestrutura desenvolvida para fechar um vão
Vão: refere-se ao espaço, local (fenda, buraco, ausência de parede), paisagem, limite, lugar, etc.

Caixilho

É a identificação de cada peça, especialmente por tipologia
Cada tipologia refere-se a um tipo característico de peça.
Tipologia: A tipologia refere-se ao tipo de aplicação funcional do caixilho. Existe um vasto universo de tipos e modelos de portas e janelas que podem ser fabricados à partir da utilização de perfis de alumínio. Mesmo empregando-se as melhores técnicas e usando os equipamentos mais sofisticados, a construção obedece a criação artesanal, o que agrega mais qualidade e personalidade aos produtos.
Linhas: São características predominantes de um conjunto de perfis destinadosa produção de várias tipologias e que obedecem uma correlação de modelos e formas. Referem-sebasicamente ao design (DESENHO) ou tendência nas formas dos perfis que compõe as esquadrias.
Sistemas: Todo sistema é uma Linha. As empresas sistemistas (extrusoras de perfis) adotam os termos “sistema” ou “grife”como forma de valorizar seus produtos. A palavra “LINHA” é considerada vulgar para os extrusores.

Padrão ou Bitola


Independentemente do jargão, mais ou menos sofisticado, toda linha, sistema ou grife está configurada dentro de uma Bitola ou Padrão de Medida. A Bitola é a principal referência da capacidade e qualidade estrutural (e até estética) da esquadria de alumínio.

A bitola da linha (sistema ou grife) é determinada pela largura predominante do principal perfil montante de cada tipologia, dada em milímetros cheios.

Na prática esta definição sempre precede da indicação“Linha” e depois da medida, assim:

Ex.: Linha 20, Linha 25, Linha 27, Linha 28, Linha 30, Linha 42, etc

Procedimentos tradicionais


Corte 45 Graus (ou meia esquadria):


Também conhecido como“modo convencional” , onde o encontro dos montantes do quadro do caixilho é feito a 45 Graus e o encaixe (montagem) é feito através de cunhas de fixação (processo macho e cunha) veja figura 05




Corte a 90 Graus:


Também conhecido como “Corte Reto”, com uma série de Pré-usinagens e desabes dos perfis, cuja montagem dos montantes e do quadro do caixilho é feita a 90 Graus e a união é feita através de parafusos.

Principais tipos de esquadrias – tipologias (figura 09)







Conhecendo osprincipais equipamentos:


Abaixo estão as principais máquinas de uma serralheria. Não estão todas, apenas as principais. Pode ser que você nem precise destas, ou até precise além destas muitas outras que estão postas no decorres desta apostila.

Máquina de Corte

O nome certo é SERRA DE DISCO, mas o popular é Máquina de Corte ou até “Policorte” também conhecida como serra de meia esquadria. O corte é processado por um disco especial de vídea. Existem muitos modelos e marcas (a que estou usando é uma da marca DEWALT modelo DW-718). Se você ainda não tem uma máquina, adquira uma com disco de 12 polegadas e não 10 polegadas, pois as de 10 polegadas você terá dificuldades em cortar certos perfis em 45 graus, o disco não terá alcance suficiente. A máquina terá de ser precisa!
Fresa de topo ou entestadeira (não é necessária em pequenos serviços).
Com praticamente todos os equipamentos, existem várias versões. As mais sofisticadas são as que possuem cabeça dupla (duas fresas trabalham paralelamente em diferentes graus. A Entestadeira é um equipamento usado para fazer entalhes ou desabes nos extremos dos perfis. Úteis para dar acabamento nos encaixes das esquadrias.
Curvadeira (Também conhecida como calandra)
Utilizadas para moldar perfis para esquadrias que exigem configuração arredondada. A curvadeira possui três carretéis dispostos em triângulo por onde o perfil é submetido. A cada passada do perfil o carretel do meio é apertado e o perfil vai tomando forma em curva. Existem vários tamanhos de carretéis que normalmente são feitos de nylon.
Esses equipamentos, são aqueles que não são comuns no nosso dia a dia. Obviamente além destas, são necessárias muitas outras máquinas, como: Refiladeira, Furadeira radial, Parafusadeiras, rebitadeiras, além das ferramentas normais de uma oficina (Serralheria)

Preparando para a atividade de serralheiro

Confie no seu potencial

Você não precisa habilidades extraordinárias para exercer nenhuma profissão. Nem os craque do esporte, nem os cientistas,nem os padeiros, nem os engenheiros e nem o serralheiro.
Uma pequena parte do seu sucesso virá da sua vocação natural , mas a maior parte do êxito do seu trabalho virá do empenho e respeito por sua profissão, especialmente por aquilo que você aprende, melhora e desenvolve através da sua iniciativa e criatividade
Para começar bem, veja algumas habilidades que o serralheiro precisará desenvolver para facilitar o seu dia-a-dia:
Desenvoltura no relacionamento com outras pessoas;
Agilidade para interpretar perguntas e oferecer respostas (não necessariamente soluções, mas satisfação ao tema);
Conhecimento básico de metrologia;
Disposição para o trabalho com máquinas operatrizes
Conhecimento Básico de operações matemáticas (Cálculo aritmético);
Zelo com as ferramentas e com as peças em processo de manufatura
Vigília permanente com a sua própria segurança e com todos os colegas e eventuais visitantes.

Cuidados com o alumínio na área de estocagem:

Os perfis de alumínio são fornecidos em tradicionalmente BARRAS DE SEIS METROS na liga 6063-T5.
Opcionalmente o cliente poderá solicitar ligas e (ou) têmperas diferentes e até barras com medidas especiais. Em geral, os fornecedores entregam as barras em pacotes, cujo jargão de mercado é“amarrado”, isto é, o serralheiro receberá feixes de amarrados . Na prática eles não estão amarrados e sim embalados com fitas de papel craft ou plástico leitoso.
NUNCA DEIXE DE USAR EPIs.

Inspeção:

É muito importante que o serralheiro faça uma inspeção sobre as condições que a carga chegou à serralheria. Neste estágio, observe o seguinte:
Qualidade da embalagem (reclame se perceber violação dos pacotes);
Disposição do veículo de carga (reclame se tiver com sobrecarga ou debaixo de muito peso);
Posição dos “amarrados” (reclame se estiverem torcidos ou curvados);

Abra um pacote aleatório e inspecione:

a.Se é material correto (Tamanho, forma, desenho);
b.Cor da pintura ou anodização, riscos;
c.Aspecto do material quanto a rugosidade, acabamento da superfície;
d.Empenamento, planicidade, marca de trancos, choque ou batidas.

Armazenagem:

Após se inspecionado todo o material deve ser armazenado em prateleiras ou racks. Observe se os racks estão devidamente preparados para receber os perfis, isto é, envolvidas com borracha ou feltro ou qualquer material que proteja as barras.
Mesmo as sobras de barras que não inteiramente usadas, devem ser armazenadas devidamente embaladas.

Mãos à obra – O que temos mesmo pra fazer?

Planeje seu dia de trabalho

Em um dia normal provavelmente você terá muitas atividades acumuladas e precisará fazê-las quase que simultaneamente. Isso é comum. Mas não se esqueça de organizar-se, no mínimo, sobre os assuntos que devem ser tratados com prioridade.

Verifique a atividade do dia

Antes de iniciar o corte dos perfis, verifique se você tem em estoque todos os elementos para produzir a esquadria em questão.
Talvez você não tenha, mas mesmo assim, deseja adiantar o corte e usinagem de um conjunto de peças, então certifique-se que esta etapa será produtiva diante dos elementos que você dispõe.

Projeto, desenho ou catálogo

Nunca trabalhe confiando apenas no seu “feeling”(sentimento ou experiência), procure estar amparado por documentos técnicos. Tenha em mãos o documento que oriente as operações. Na prática, você precisa de uma Lista de Cortes.

Lista de cortes.

É uma relação constando a quantidade de peças (medidas exatas) e a sequência de aproveitamento por barra.
O Serralheiro precisa seguir a Lista de Cortes, para evitar perdas. A lista de Corte pode ser feita por um técnico experiente,por softwares específicos e disponíveis no mercado, ou se o serralheiro tiver tempo, ele mesmo pode fazer os cálculos para melhor aproveitamento das barras.
Principais tipos de esquadrias

PORTÃO DE GARAGEM
1,80 X 2,80
Mãos à obra.
Vamos supor que o cliente pediu um serviço de portões e uma grade no muro como na figura 01.
Sendo um portão deslizante de 2,80m largura x 1,80m altura, uma grade em cima do muro 5,50m comprimento x 0,50m de altura e também um portão social de 0,80m de largura x 1,80 m de altura.
Com as medidas passadas pelo cliente, você terá uma idéia do serviço mas é imprescindível ir no local e fazer as medições. Para isso as ferramentas são: (veja anexo 02 como tirar as medidas)
Lápis
Papel ou agenda
Mangueira de nível
Trena de 10 metros e
Prumo
Faça perguntas básicas do modelo do portão, core, tipo de fechadura e se também quer automatizar, não esqueça de anotar os dados do cliente, o retorne com o resultado o mais rápido possível.
Suponhamos que o modelo do portão seja o da figura 01





Podemos observar que a coluna esquerda e o muro da direita são da mesma altura.

Feito as medições, podemos iniciar os cálculos para orçamento: vamos tirar por base as medidas abaixo na (figura 02).



- Para um orçamento podemos ter valores arredondados para mais ou para menos no máximo 01centímetro.
Será necessário a consulta no seu catálogo de perfis: detalhes do catálogo
poderá baixar o catálogo da asa alumínio: http://www.asaaluminio.com.br/site/catalogos.php
baixar o arquivo: "CATÁLOGO GERAL DE PERFIS" Catálogo este que será usado para seleção de perfis neste portão.
Esboce em um papel o desenho do portão da garagem como na (figura 03), faça todas as anotações dos perfis que serão usados neste portão.

2ª PARTE
 (CÁLCULO/ORÇAMENTO E PLANO DE CORTE)
 
CORTES DOS PERFIS

E COLOCAÇÃO DA FECHADURA BICO

 





Quando o corte for em série, mais de uma barra do mesmo tamanho, coloque um limitador, este limitador é a medida entre o disco da serra até um ponto de apoio exatamente na medida que cortaremos, isto facilita o corte quando temos mais de uma barra do mesmo tamanho. A imagem seguinte está mais clara.

Note que os cortes em ângulos sempre estão para dentro.


Essa barra branca foto abaixo, foi uma forma que encontrei para usar de apoio do limitador, a mesma se encontra fixa na máquina, então entro com a medida e marco na barra branca e assim coloco o limitador


Antes de colocar limitador, marque com lápis a posição exata da medida a ser usada.

Esta é a barra vertical, ela foi marcada com 1,77metros, isso porque foi descontado a altura do trilho mais as roldanas que medem 3 centímetros, totalizando 1,80 metros.
Note que o limitador está preso com um alicate de pressão.
Como já dito, (foto abaixo)a medida inicia-se pelo disco até a posição do gabarito, nota-se que o ângulo da máquina está em 0 Graus. As medidas sempre são feitas neste ângulo.






Tendo a medida feita com o limitador, podemos então cortar em 45 graus a primeira barra, tendo mais medidas iguais corte-as também.




Note também que ficaram rebarbas devido ao corte.
(este tipo de rebarba fica apenas quando é feito em serra de vídea com muito uso)
Pronto, terminando de cortar as quatro barras, use uma lima para tirar as rebarbas, tome cuidado para não danificar o alumínio, lime de fora para dentro do perfil. (Foto acima)
Limpe com uma vassoura de pelo, toda a limalha do alumínio depois passe um pano umedecido em água em seguida apóie em esponjas, sem que esfole uma nas outras.



Pegue a barra de 1,77metros para furação da fechadura
Em relação as barras horizontais é a menor.
A furação da fechadura tente efetuar antes de montar o portão, pois facilita no manuseio.


Como dito anteriormente, a furação da fechadura se dá antes da montagem do quadro do portão, isso evita riscos e transtornos de apoio do portão, já que o mesmo terá aproximadamente 5 metros quadrados e também não será necessário um auxiliar.
Para assegurar que faremos a furação no lugar correto, se imagine no local da obra do lado de fora, de frente para a residência, o portão deslizará da esquerda para direita, logo a aba terá que ficar na esquerda e a fechadura na direita da barra.
Pegue a barra vertical (de 1,77m).
Coloque-a em pé
A aba terá que ficar na sua mão esquerda voltada para frente Meça de baixo para cima 1,10 metros e passe um risco com o auxilio do esquadro (FOTO ACIMA).
Aí será a posição correta da fechadura.
Separe todas as peças da fechadura que necessita de furos ou recorte.
Ferramentas necessárias:
Furadeira eletrônica com reverso
Broca 4mm
Lima chata.
Kit fechadura completa.
Grafite em pó
Lápis preto nº 2
Esquadro de precisão
Broca chata de 5/8

Agora prenda a barra em um torno de bancada ou em uma bancada, com a aba voltada para baixo.
Confirme as medidas e marque a fechadura como diz o fabricante.
Apóie a fechadura deitada em cima da marca de 1,10m e marque a outra extremidade.
 
 

ficará assim com duas marcações

coloque a fechadura em pé na marcação e centralize para fazer o recorte no tubo
Marque outro lado e pronto, marcação feita, vamos apoiar a fechadura em pé centralizada na barra.






Eu centralizei com o auxílio de um esquadro (esquadro deslizante com uma trava de parafuso).

Travei 10mm no esquadro.
segure o lápis apoiado no esquadro e deslize até a outra marcação.

Passei o risco nas duas laterais da barra, de uma linha à outra.


Pronto as marcações estão feitas.
Agora passe um risco ligando as linhas para depois recortar.
Com uma furadeira eletrônica e uma broca de 4mm, faça os furos do lado de dentro das linhas, em toda volta até que possa ser recortado com maior facilidade.

Ficará deste jeito.


Agora com o auxilio de uma talhadeira ou formão, vá dando pequenas pancadas com um martelo para destacar o centro.






Pronto, ficou muito mau acabado.

Com o auxilio de uma lima, dê o acabamento, retire todos as rebarbas.









Vá testando a fechadura até que encaixe perfeitamente.
Pronto!

Com a fechadura no local, faça um pequeno risco como se fosse dar continuação ao que tinha anteriormente marcadas com setas.

faça o processo dos dois lados

feito a marcação vá para outro lado do perfil



Apóie a fechadura ao lado do perfil, com as linhas em série.
Firme bem a fechadura e marque com um lápis onde se encaixa o miolo.
obs,: o MIOLO da fechadura é para baixo, então muita atenção ao furar.
lado de fora
lado de dentro




vista com marcação, lado de baixo é o esquerdo da foto

Feito as marcações nas duas extremidades, vamos à furação
lado de baixo é a direita da foto


Para confirmação da marcação, apóie o acabamento da fechadura no risco feito.


use a broca chata de 5/8


Faça dois furos alinhados, na medida em que não ultrapasse o tamanho do acabamento.


transpasse o furo

Limpe a limalha e use a lima para acabamento

Pronto, agora faça o mesmo processo do outro lado
coloque o acabamento
Olhando de cima para baixo verifique se foi todo limado.
Coloque a fechadura no local e tente encaixar o miolo, caso tenha dificuldades, tente fazer um pequeno corte em cima como na figura seguinte.

Esse corte faz com que a fechadura corra para as laterais, tendo uma folga maior, facilitando o encaixe do miolo.
O corte pode ser feito com a lima.
Atenção a fechadura não pode ter uma folga maior que 5mm
Só corte uns dois ou três milímetros, isso é suficiente.


Pronto, deu tudo certo e o miolo encaixou-se perfeitamente.





Aparafuse para que a fechadura fique firme




Marque com lápis ou uma ponta de metal os furos do acabamento.





Feito isso, retire a fechadura.



Faça os furos, com broca de 2,5mm ou 3mm, dependendo do parafuso que irá usar.
Se for rebite, use um rebite de 6mm de comprimento por 2,4mm de espessura e um furo de 2,5mm ou 3mm.



Em fim, encaixe dos dois lados o acabamento, coloque os parafusos,(se for rebites só encaixe e não fixe definitivo) retire e guarde, só será colocado novamente quando terminar o portão.


COLOCAÇÃO DAS ROLDANAS

Pegue outra barra de sentido horizontal do portão.
ATENÇÃO ANTES DE USINAR, VÁ ATÉ O FINAL E LEIA A DICA.

A barra que fica em baixo do portão
Faça o mesmo processo da fechadura, apóie em uma bancada ou prenda em uma morsa
(torno de bancada).
Meça de 25 a 30cm e marque com lápis



Não marque menos de 20 centímetros, pois este espaço será ocupado pelas cantoneiras e cunhas mais para frente



Feito a marcação, fazemos a usinagem da mesma forma que foi colocada a fechadura, um furo ao lado do outro em cima do risco, esta medida não é padrão, pois depende do tamanho das roldanas que serão usadas.
Apenas centralize bem os cortes.




Encaixe a roldana encaixa na furação




Faça as marcações sem que a roldana saia do lugar, ela terá que ficar perfeitamente em paralelo com a barra.




Feito as marcações, fure com uma broca de 3mm e use parafuso de inox com rosca soberba, 4x15mm (4mm diâmetro e 15mm de comprimento)
Faça o mesmo processo do outro lado da parra, totalizando duas roldanas.
Pronto!
Feito os furos nas barras, retire e guarde as roldanas e fechadura.
Obs.: Esses acessórios são colocados no final do serviço assim como a fechadura, para que não atrapalhe ao movimentarmos o portão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA: Como o trilho é de 6metros padrão de fábrica, vamos supor que o portão tenha até 3,35metros O que fazer pra não instalar mais 70cm de trilho? pois o portão terá de recolher 3,35m e fechar 3,35 metros, totalizando 6,70metros.

Então instale o trilho com uma distancia do batente de 25cm, espaço este onde correrá a água fluvial, com isso você ganhara + 25cm de trilho
ANTES DE FAZER O A USINAGEM DAS ROLDANAS a marcação da roldana deverá ser feito da seguinte forma:
de traz para frente da barra, meça 25cm + 45cm do recuo da roldana = 70cm faça a marca e a usinagem.
conclusão, com a roldana recuada 45cm, e o trilho afastado 25cm, evitamos de comprar mais uma barra de 6m pra retirar apenas 70cm.
JEITINHO BRASILEIRO veja a figura a baixo RSRSRS







MONTAGEM DO QUADRO e

COLOCAÇÃO DAS CUNHAS E CANTONEIRAS
 
Materiais:
08 Cantoneiras cod D069 - Comprado por quilo, embalagem com 01Kg ou 10Kg (Valor do uns 10% mais caro que o alumínio natural), o quilo vem com 12 cantoneiras e 24 cunhas
16 - CUNHAS
Brocas de 6mm e 10mm
Lima chata
Punção sem ponta de 3mm x 200mm (3mm diâmetro 20mm comprimento) de aço Vanádium.
Talhadeira de aço (feita de barra de torção)
Martelo
Marreta de borracha
16 parafusos INOX de rosca soberba com cabeça cônica, 2x20mm (2mm diâmetro 20mm comprimento) (opcional)
04 Tapa furo para broca de 10mm ou 3/8 na cor do alumínio.
Furadeira eletrônica

Cantoneiras e cunhas, notem que não é perfil em "L", esse tipo de cantoneira tem aproximadamente 95graus na parte externa e 90 na interna, ela é compensada quando colocamos a cunha que tem um 5 graus ou seja ela começa com espessura de 4mm e vai afinando até 1,5mm.

Separe os dois perfis maiores, a travessa de cima e a de baixo (o que encaixa as roldanas)Obrigatoriamente terão de iniciar pelas travessas que vão em cima e em baixo do portão, para que não apareça os furos que iremos fazer no decorrer da montagem.


Primeiramente coloque a cantoneira de dentro, do angulo mais fechado da barra.


Veja com a barra deitada, de forma alguma coloque outra cantoneira, depois teremos que bater a cunha.

Agora coloque a cunha e empurre com o dedo até que não entre mais




Chegando nesse processo cantoneira e cunha, não pode errar de forma alguma, pois uma vez colocado não tem como retirar.


Falta bater a cunha

Eu tirei esta foto, mas não bati as cunhas, elas estão para fora, foto para demostração.

Desta forma está totalmente ERRADA, note que foram colocadas as cunhas e não foram batidas.
Se bater a cunha de fora, você não tem como bater a de dentro.
OBS.: CASO ACONTEÇA, faça um furo de 10mm na outra cantoneira e bata com o punção.
 





Coloque primeiro a cantoneira “1ª” e bata a cunha, depois coloque a “2ª” cantoneira e também bata a cunha.
Atenção, se inverter a colocação, você não conseguirá bater a primeira cunha!



Voltando...



Verifique se a cantoneira está bem encostada no perfil aí bata com uma talhadeira (fina) ou punção bata até que a cunha não possa mais entrar (tem que ficar bem apertada)




Depois bata a segunda cunha.


Faça o mesmo processo do outro lado, e também na outra barra, a travessa que vai em cima do portão.
Ficará desta forma, a cunha no fundo sem visão nenhuma.
Com certeza esta cunha não sai mais, apenas cortando o perfil, então muito cuidado com as medidas, se possível, monte toda a estrutura em um cavalete pra ter a certeza das medidas, caso contrário perderá o perfil.

Vamos pra segunda etapa
Esta etapa requer um pouquinho mais de atenção, pois você tem que tomar cuidado pra não prender o dedo, pois terá de segurar duas cunhas ao mesmo instante que bate o perfil...




A idéia desta etapa é juntar o perfil inferior com o das laterais, formando um angulo de 90 graus
(fechamento do quadro)
Obs.: Esta etapa não tirei fotos, mas antes de fechar o quadro, tem que fazer os foros nos perfis que estão encaixadas as cantoneiras, (nos dois perfis, superior e inferior) o circulo em verde, pode ser feito com a lima chata, o circulo em vermelho é feito com broca de 10mm.
O furo é feito na mesma direção das cunhas.


CIRCULO AMARELO furo no alinhamento da cunha de dentro
CIRCULO VERDE janela aberta com lima chata, no mesmo alinhamento da cunha de fora.
Esses furos são feitos antes do fechamento do quadro.
Este processo será feito na barra de cima e de baixo (onde estão fixadas as cantoneiras)




Separe as barras laterais para que sejam encaixadas na barra superior e inferior




Verifique a posição exata dos alumínios, note que as abas estão na mesma posição.
Encaixe as pontas das cantoneiras mantendo as barras em aproximadamente 80graus e coloque a primeira cunha.

 

Depois a segunda cunha, tomando cuidado pra não cair a primeira cunha.



Segure com o dedo uma cunha e encaixe a outra cunha, e tente fechar o perfil até que não caia.
Empurre o o perfil da lateral até se juntar.

Fechado.
.

coloque o punção pra bater!


Bata a cunha, até que forme os 90 graus.
Pode dar uma diferença, no final de tudo acerte batendo com a marreta de borracha nos cantos.


Bata também com a talhadeira feita de barra de torção



Ficou formado um "L"
Falta fechar até se formar um "U"



Próximo passo é colocar outra barra lateral, pra formar "U"
NÃO COLOQUE A DE CIMA AINDA
São duas laterais e uma de baixo.
Faça o mesmo processo do outro lado (lateral do portão)
mesmo processo


mesmo processo


mesmo processo
Faça o processo com a barra de cima e pronto

 
quadro fechado


Quadro fechado.
 
BARRA CENTRAL

Barra central é o perfil onde divide duas ou mais partes do portão, exemplo colocação de LAMBRI na parte inferior e réguas na parte superior, ou seja o portão ficaria com designer duplo, logo teria, LAMBRI / BARRA CENTRAL e RÉGUAS.






Colocação da barra central com duas abas cod 78-777
Primeiro temos que calcular o fechamento, qual o custo benefício? Verifique a quantidade do perfil mais caro. lambri ou régua?
Régua pesa 2,85kg
Lambri pesa 5,00kg
O lambri é o mais pesado (código 19-575)
TEREMOS COMO EXEMPLO ALTURA DO VÃO DE 2,00METROS
Porque você tem que calcular o fechamento da área baseado no lambri?
R: Porque seria o mais pesado, mais caro, então utilize a barra inteira sem sobra.
Vamos supor que você ainda não colocou a barra central, a cliente quer um uma grade superior, ela pediu (entre 30 a 50 cm), o restante com fechamento de lambri, O que você vai fazer? Cortar qualquer valor 30 cm da régua ??? REPOSTA: NÃO!!!!
Veja o que é melhor e mais lucrativo, ou seja não jogar dinheiro fora (sobra de alumínio dinheiro no lixo) Evite ao máximo as sobras de alumínio.
Comece pelo lambri, é o alumínio mais pesado, Qual medida você vai cortar? Calcule no modo que não tenha sobra, pois esse alumínio é um dos mais caros do portão, pesa +/- 5kg enquanto as réguas pesam +/- 2,5kg.
Faça o seguinte: Sabemos que a cliente quer um gradil em cima de +/- 40cm, Vamos manter a medida aproximada do cliente.
PEGADINHA CUIDADO!!!! CALCULE O CUSTO BENEFICIO
EXEMPLO DE COMO NÃO FAZER!!!!
Temos 2,00 metros de vão em altura: 2,00 - 0,40 = 1,60m - 2,00 de vão - ,040 de régua GRADIL resulta em um vão de 1,60 onde será encaixada a barra central (largura da barra central 6 cm) logo 2,00 -(0,40+0,06) = 2,00 - 0,46 = 1,54 de sobra de vão para preenchimento com lambri.
Então pegamos o lambri que mede 6 metros e dividimos em pedaços de 1,54m => 6,00 / 1,54m = 3,89 pedaços = 0,89 sobra por pedaço então 3 x 1,54 = (1,46) Com uma barra você teria 3 pedaços de 1,54m com uma sobra de (1,46m lixo).
CORRETO
Comece calculando o lambri, usando 40cm de gradil não é viável como o exemplo acima. Vamos chegar próximo verificar qual o tamanho das réguas para o gradil.
Vão 2,00 altura.
Tamanho das Réguas: ????
Tamanho do lambri ???
2,00m - (0,40m+0,06m) = 1,54 (errado)
Começamos com o lambri, ao invés de 1,54 que geram 3 pedaços com sobra vamos beneficiar, ao invés de 3 pedaços, divida por 4 pedaços.
6,00 / 4 = 1,50m, 1,50 x 4 = 6m sem sobra
Vamos melhorar 6,00 / 4 = 1,50 (desconte a espessura do dente da serra estou considerando 3mm)
as medidas abaixo em vermelho estão em mm
6000- (4*3)= 6000-12 = 5988mm / 4 = 1497m
Passando novamente para metros 1497mm arredondando 1,49m
Corte os lambris com 1,49m 6/1,49 = 4,02pedacos logo 4*1,49 = 5,96m utilizados em 4 pedaços com sobras (6,00-5,96) = 4cm de sobra desse 4cm a serra corta 1,2cm logo a sobra real seria de 2,8cm.
Agora vamos ver o tamanho que cortaremos as réguas.
sabendo que 1,49 é o lambri, o restante é: barra central 6cm
então 1,49+0,06m = 1,55m, o restante seria a régua do gradil
2,00m de vão - 1,55m (lambri e b.central) 2,00-1,55=0,45m ou 45cm
Então a Régua teria de ter 45cm.
Pra saber quantos pedaços uma barra de 6m utilizam em 45cm
6,00/0,45 = 13,33 considerando o inteiro 13x0,45 = 5,85 útil com sobra de (6,00-5,85=15cm)
Cada barra de régua faz 13 pedaços de 45cm com sobra de 15cm por barra de 6metros.

VAMOS AGORA USINAR OS CANTOS DA BARRA CENTRAL:
Usinagem da barra central com duas abas
cod 78-777
Esse foi o quadro que montamos no decorrer do blog.
Meça o quadro pelo lado interno barra vertical trazeira e barra vertical da fechadura, e corte o perfil 78-777 (duas abas ) com as mesmas medidas, siga exatamente milimetricamente, caso contrária a barra ficara abaulada.
Essa é a barra central (tem duas abas para clic) uma das abas será rebitada as réguas outra os lambris.
É também conhecida por "perfil com duas abas" além do código do catálogo cod 78-777


Depois de cortar o perfil 78-777, vamos usinar.
Pegue um retalho de perfil de uma aba que sobrou do quadro para servir de gabarito, e risque com um lápis como na foto, note que as abas estão voltadas para cima.
Está meio apagado, mas note a seta que tem um risco.
O risco saiu meio apagado, mas é só para saber onde será cortado
Veja por outro angulo, onde irá se encaixar a aba
Vire a peça e marque também a lateral da aba
Tome cuidado ao cortar a aba, pois não poderá ficar nenhum espaço, então corte sempre menos que o marcado, assim você poderá ir retirando na lima.





Peça já cortada, a ideia é cortar apenas as duas abas, para que a outra parte do portão se encaixe perfeitamente na barra central.










 
 

 


Vista por cima depois do corte










 

 

Corte sem nenhum acabamento. Vista de frente

Mais um angulo de visão do corte






Agora com o retalho que serviu de gabarito, encoste na barra para verificar onde terá de limar.



Quando se encaixar perfeitamente, terá de fazer o mesmo processo do outro lado da barra
Só faça a usinagem do outro lado quando ter a certeza do comprimento da barra, a mesma tem que ter o tamanho exato do vão do quadro.
LEMBRE-SE a medida tem que ser tirara internamente ignorando as abas.



Pronto, feito as duas extremidades da barra 78-777, o passo seguinte será acoplar nas barras verticais do quadro do portão





Os encaixes não podem ficar com nenhum ressalto, o encaixe tem que ser perfeito. (é chato mas são os detalhes dará um bom acabamento)




Feito as usinagens, coloque no quadro pra conferir as distancias.
A barra será fixada mais pra frente. Pra saber o local exato, use uma régua na qual será usada no gradil do portão.Na qual já calculamos.
Neste caso a régua terá
45cm
450mm
0,45m

VIRE O QUADRO DO PORTÃO, AS ABAS ONDE VÃO ENCAIXADOS OS CLICS TERÃO DE FICAR VOLTADO PARA BAIXO.



Agora vamos fazer o apoio, onde será fixado ao quadro do portão.
Pegue uma cantoneira de 25x25mm, 2,5cmx2,5cm ou 1x1 polegada



E também um retalho do perfil 78-777 use de gabarito pra marcar a cantoneira.



Com uma régua já na medida que será usada no portão pra ser feito o gradil, corte dois pedaços.
Atenção, esse pedaço será a medida usada no portão até o final da grade, (MEDIDA EXATA)
Se preferir o lambri pode usar, opinei pela régua que neste caso é menor assim fica mais fácil manusea -la



Agora nós usaremos um retalho do perfil 777 de duas abas.




Apóie sobre o retalho 78-777 em cima da cantoneira pra marcar o tamanho do recorte.



Marque pelo lado interno



Pronto, corte 2 pedaços, um dos pedaços da cantoneira terá de ter 25mm x 15mm, então faça a usinagem.
veja como fazer.


Pegue a cantoneira cortada de 25x25mm


Com o gabarito 78-777, apóie apenas a aba na cantoneira e marque com lápis, recorte com um arco de serra. (só será feito em uma das cantoneira) o motivo explico mais pra frente.
 
Ficará assim, co mesmo tamanho da aba, se possível de um acabamento com a lima pra ficar tudo no mesmo tamanho. Não há necessidade de ficar perfeito, pois a cantoneira não ficará visível, o interessante é ficar toda ela na medida da aba, se ficar menor alguns mm, não tem problema.

Cantoneira cortada, o furo que você está vendo na cantoneira desconsidere, pois usei de uma sobra que estava furada.




Pegue a cantoneira que não foi cortada.




Antes de apoiar a cantoneira, verifique que a barra na qual eu comprei, tem (olhal) guia para cant/cunha, não vamos usa-las, ou melhor dizendo, temos que retira-las pra não encavalar, vale lembrar que a barra central sem o olhal é mais em conta, comprei por não ter opção.




Se colocar-mos a cantoneira dessa forma ficará em cima do olhal, (modo errado)






Então com uma talhadeira bem fininha (pode ser formão)
Retire o olhal pouco mais que 25mm


Dessa forma.
Faça esse processo nos 2 lados do perfil 78-777




Agora coloque a cantoneira pra verificar a medida
cantoneira 25x25
 

Voltando a régua que você cortou anteriormente, faça acabamento se tiver rebarba.
Tire o máximo de rebarba pra não arranhar o alumínio, pois será usado de gabarito.



Por enquanto separe a barra central, apóie com o auxilio de um cavalete a barra régua.
como na foto acima.


Ao invés de você trabalhar com a barra central pra fazer as marcações, use um retalho 78-777.
Lembro que poderá ser usada a barra central, mas além de dar mais trabalho, pode riscar o alumínio de tanto tirar e colocar a peca. Então vamos usar um gabarito 78-777.


Veja que a barra da esquerda é a régua de 40cm e o gabarito está substituindo a barra central.
(retalho no meio)
Obs. Esta foto foi tirada com olhal, mas até o gabarito tem que remover o olhal.
(não é o caso deste gabarito) foi apenas pra foto.


Dentro do retalho encaixe a cantoneira 25x25
Apenas pra marcação da furação.


A idéia é encaixar a cantoneira no lado de dentro nesta posição, com a parte de cima
emparelhada com o perfil do quadro do portão, com um rebaixo de 1,6mm, por esse motivo será usado o perfil 78-777 sem o olhal.

Veja que o perfil retalho fica emparelhado com a barra do portão. e a cantoneira terá de ficar rente ao perfil na parte de cima.



Com a cantoneira bem apoiada, faça o furo com broca de 4,5mm e coloque o rebite.
Faça o mesmo processo do outro lado, com a parte menor voltada para cima a maior será furada e rebitada. (não tenho fotos) e reconheço que a foto acima está fora de foco e mau posicionada.
Feito isso, coloque a barra central.
Encaixe primeiro na cantoneira maior de 25x25, o outro lado 25x15 encaixe por segundo plano.


Fiz um esboço só pra ter uma noção do que se trata, (não sei desenhar) mas detalhei o nome de cada perfil






Feito os encaixes da barra central, vamos medir onde furar.
E também fixada nas barras laterais.





Agora vamos marcar onde furar, coloque um perfil apenas medindo com a aba e passe um risco de ponta a ponta.


O risco ficará desta forma. Faça nas duas extremidades


Feito nos dois lados, vamos rebitar.



Mais detalhes do risco




mais detalhes, lembrando que a cantoneira está dentro do perfil 78-777




Agora passe um risco no meio da peça 78-777, bem no centro do clic, (o perfil branco) para usar de marcação de centro. (na foto não mostra, mas tem um risco no meio do clic, onde vou usar daqui pra frente.



Baseando-se no risco da peca branca, fiz a marcação do risco central onde vai ficar o furo. veja as setas






Outro lado também



Faça os furos com broca de 4,5mm e coloque os rebites.





Só rebitar

 


Faça o mesmo processo nos dois lados.







Ficará assim Daqui pra frente coloque as réguas e depois os lambris.
 
 
 
RÉGUAS
 

Réguas são as barras que formam uma grade no portão, um espeço para ventilação ou visualização externa.


Réguas são as barras verticais posicionadas uma ao lado da outra, podendo ser colocadas em qualquer ângulo para alterar o modelo do portão.


Paramos aqui, quadro pronto.
Vamos chamar de quadro.


A medida é esta 2640mm veja abaixo como medir.



Coloque o quadro em uma bancada carpetada ou cavalete forrado.

Meça por dentro do quadro de aba à aba.


Neste caso o resultado foi 2640mm

 
Para o cálculo, devemos ter também a largura exata do perfil a ser usado.
Veja a largura da régua (tem no catálogo)
neste caso mede 50mm

Este portão que usei pra fazer o tutorial, o cliente pediu espaços desiguais. (opção do cliente)
1 a cada um milhão.
Então vou tentar e explicar da forma tradicional, que são os espaços entre barras (réguas) iguais.

Antes de fixar as barras, vamos ver quantas barras de 6 metros vamos precisar. (foi feito no início do blog), mas vamos calcular novamente, já que fiz mudanças nas medidas devido aos padrões de mercado.

Também quantos pedaços pra fazer um gradil de 2,64m (2640mm) de vão com réguas nas verticais.
Espaços padrão entre barras 100mm a 110mm
BOLEI ALGUMAS FÓRMULAS PRA ENCONTRAR OS VALORES EXATOS.

FÓRMULAS
 E (Espaçamentos entre Travessas) .......... 10cm Temos que encontrar um valor próximo a 100mm



P (Largura do Perfil) ................................ 5cmPerfil que estou usando como réguas (barras)
V (Comprimento Total do vão ............... 264cm Largura do vão de aba a aba


 
NUMERO DE TRAVESSAS -----------> NT=(V-E)/(P+E)
ESPACO ENTRE TRAVESSAS --------> E=[V-(NT*P)]/(NT+1)

E=10cm (este valor não dá exato, por isso a fórmula para um valor mais próximo)
P=5cm
V=264cm

QUANTIDADE DE TRAVESSAS? NT = 17
NT= (V - E) /(P+ E)
NT = (264 - 10)/(5+10)
NT = ( 254 )/ 15 )
NT = 16,93 sempre arredonde para cima
NT = 17


ESPAÇOS ENTRE TRAVESSAS DO GRADIL? E = 9,94cm
E=[ V -(NT* P )]/(NT+1)
E=[264-(17* 5 )]/(17 +1)
E=[264- 85 ]/ 18
E= 179 / 18
E = 9,94

Conclusão

Um gradil com comprimento de 2,64m precisamos de 17 pedaços de réguas de 5cm de largura com espaços entre as réguas de 9,94cm


ATENÇÃO ESTA É UMA FÓRMULA PRA CALCULAR A QUANTIDADE DE BARRAS E ESPAÇOS ENTRE BARRAS QUE NÃO SE APLICA NO PORTÃO NA QUAL ESTÁ NA FOTO, POIS OS ESPAÇOS A CRITÉRIO DO CLIENTE FORAM DE DESIGUAIS SEM UM PADRÃO DE DISTANCIA.



faça um gabarito.
corte um perfil na medida de 9,94cm
e use pra apoiar as réguas pra furar

 
Coloque os rebites, não fure todas de uma vez, fure e rebite imediatamente

 
como os rebites serão tampados posteriormente com o perfil
CLIC, pode usar rebite natural que o custo é menor.

 
faça o mesmo processo em cima

 
apóie o gabarito e fure

Lipe as limalhas antes de rebitar

vai fazendo o mesmo processo até o a ultima régua





Pronto

pronto

como comentado anteriormente, este gradil foi feito com medidas não padronizadas.
não cabe a fórmula acima.

medidas pra colocação dos lambris
 
 
8ª PARTE - Como fazer portão de alumínio -
 
(COLOCAÇÃO DOS LAMBRIS)
 
 

Comentário sobre lambri aos leigos.
Lambris são os perfis que são usados pra fazer as partes fechadas dos portões.
Geralmente são tiras de alumínio que se encaixam umas as outras por conecção macho-fêmea. Lembra muito forro de pvc de teto.
Há vários modelos de lambri, neste caso estamos usando o MEIA CANA, também chamado de BÚZIOS.

Boa sorte.




Meça a altura do portão, da barra de baixo até a barra central, medidas feitas pelo lado interno antes da aba.




Note que a medida é feita por fora da aba.


Resultando é 1,217m ou 1217mm




Como serão cortadas várias peças iguais, coloque um gabarito para facilitar o corte. (corte em série)

Obs.: corte um pedaço e veja se encaixa sem folga e também não muito apertado para que não arranhe ao encaixar.







Medida do disco até o gabarito 1217m


Depois de uma peça cortada na medida desejada, apóie rente ao disco e coloque um fixador como limite de corte, veja próxima foto.




Medida do disco até o gabarito 1217m (limitador para corte em série)



Confirme novamente a medida



Confirmado a medida com primeiro corte com o gabarito
Corte todo o restante dos lambris.




Confirme os vãos









Agora vamos ver quantos lambris necessitam. Meça a largura


Tendo a largura em mãos, veja quanto mede cada lambri



Esta medida tem no catálogo, mas vamos confirmar já que tem vários distribuidores que usam outros catálogos só pra basear o modelo contendo medidas diferentes.



Este é um exemplo de alteração. No catálogo o buzio código do fabricante ASA consta 167mm e na prática tem 184mm




Esta foto é um exemplo de encaixe macho fêmea dos lambris.




Esta diferença que aparece de 5mm é o que podemos cortar de cada folha.

Estamos vendo também o espaço de uma onda e outra na união de 2 lambris.
Este espaço será útil no encaixe do ultimo lambri, será onde podemos cortar se não ter medida exata, já que os cálculos pra compra do material foi baseado no catálogo considerando 167mm.



Confirmação das medidas dos lambris






peça já retirada um filete de 5mm.
Dependendo da sobra, temos que fazer este processo em mais folhas



Outra visão do corte



Lembre que o corte nunca poderá ser colocada como ultima folha, já que as imperfeições terão de ser escondidas dentro do lado fêmea do lambri






Lembre que a parte da onda será voltada para o lado de fora do portão (lado da rua)


Este é o lado de dentro da casa



Portão apoiado em um cavalete encaixe todas os lambris.
Não coloque rebites.



Chegando na ultima folha é onde vamos perceber se vai ou não ter que cortar o filete mostrados nas fotos anteriores.






Forma de encaixe é simples.




A ultima folha pra encaixar temos que ter a certeza de que os corte estão corretos.



sequência de encaixes




Sempre mantenha levantado pelo menos duas folhas pra poder encaixar as próximas.





Caso entre muito justo, passe a lima chata.




Colocando a ultima folha




Dê uma leve pressão com a mão.



Se continuar alto ou levantando, bata com o martelo de borracha
uma à uma, começando pelo lado oposta ao que levanta



Neste caso bata da esquerda pra direita



O primeiro lambri, coloque 2 rebites um em cada meia onda, antes de rebitar confirme se todos os lambris estão bem encaixados. Acontece de o macho-femea ficar encaixado por fora.




Por baixo veja se o rebite se encaixou no centro da aba. Se ficar ao lado retire e coloque novamente.



O centro da aba, geralmente tem um risco em baixo relevo.
Se preferir faça o furo de baixo pra cima, evita erros. (É necessário que fique no centro) pois ao contrário você não conseguirá colocar o clic.



A medida do rebite, dê preferencia ao tamanho máximo de 10mm, se for maior também terá problemas ao encaixar os clics.



Espessura 3,2mm ou 4,0mm




Veja como está no centro.


Teste com um pedaço de clic se não vai ficar com sobressalto.





Perceba que o rebite se acomodou perfeitamente em baixo do clic







clic ficou correto









Se preferir coloque o portão em pé pra poder furar o lambri, o incomodo é que precisa de alguém pra segurar do outro lado.
















Pronto, este processo é simples e rápido.




Terminando os lambris, encaixe os clics, (não tenho fotos, mas se você chegou até aqui com certeza vai tirar de letra.)
Só então podemos instalar as roldanas e também a fechadura.
Lembrando que tem que instalar os rodízios (guia) de cima onde vai encaixado na caixa guia. (trilho superior) FORMATO DE 'U'





DICA: SE A ULTIMA PEÇA FICAR SOBRANDO METADE, MEÇA A SOBRA. VAMOS SUPOR QUE A SOBRA FOI DE 30mm
ENTÃO SEPARE 6 LAMBRIS, 5 DELES VOCÊ CORTA 5mm O ULTIME CORTE APENAS 2MM PRA PODER SE AJUSTAR NO LOCAL.


13 comentários:

  1. Muito bom tutorial, porém ainda prefiro comprar o portão para garagem da minha residencia para não correr riscos com a segurança

    ResponderExcluir
  2. Olá poderia me mandar contatos de fornecedores de perfil e lambril para portões
    11980846077

    Obrigado e parabéns pela explicação mais mastigado impossível kkkkk

    ResponderExcluir
  3. amigo muito obrigado pela disposição em ajudar o próximo com certeza utilizarei este seu tutorial para poder fazer o meu portão não tenho experiência na área mas fiz as grades da minha janela assistindo vídeos do YouTube muito obrigado e que Deus te faça prosperar muito

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo,gostaria de saber se já teve problema com macho e Cunha q não se apertão,pois estou com esse problema,acredi acq seja os perfis do meu fornecedor q possui o espacespaça maior pois a Cunha vai até final quase,ou a Cunha é muito fina,mas sempre uso a mesma padrão para 25,30 portao etc.
    Se pudesse compartilhar isso agradeço.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo,, muito bom e explicativo,, só não sei o código do batente,, poderia nos passar por favor.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, um monte de fotos não está mais disponivel, você poderia me enviar algum arquivo com o seu trabalho todo completo? Muito boa sua explicação, me ajudou muito.
    Att. Vitor Golono

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Gostei da forma didática que foi colocado o projeto e a construção do portão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Ter motores de alta velocidade basculante é muito importante para a segurança de sua propriedade.

    ResponderExcluir
  10. Excelentes explicações ! Obrigado por compartilhar !

    ResponderExcluir
  11. Excelente Informação.
    Obrigado por estas informações prestáveis.
    Deixo aqui o link da empresa onde compro em Portugal:
    https://daportas.pt/pt/portoes-automaticos

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página